Apresentação



Todo mundo sabe que precisa usar filtro solar para proteger-se dos raios ultravioleta. Mas existe outra radiação a que estamos expostos o tempo todo: a luz que a gente vê. Essa, o protetor solar não bloqueia, ou seja, não protege nossa pele contra os danos que ela pode causar.

A luteína faz parte da família dos carotenoides. É uma das poucas substâncias que protege a pele dos efeitos da luz visível, a luz azul, que está presente o tempo todo em nossa vida: na luz do sol, na iluminação através das lâmpadas e dos monitores de computador e televisão.

A luteína é encontrada em vegetais de folha verde escura, como espinafre e couve, em frutas e em flores amarelas e alaranjadas, como a calêndula, protegendo as células desses vegetais da luz solar. No caso dos seres humanos, a luteína tem a mesma função, só que não somos capazes de produzi-la, por isso precisamos consumir luteína por meio da alimentação ou através de suplementos em forma de cápsulas. (1)

TEÍNA é um alimento funcional aprovado pela ANVISA, exclusivo da Eurofarma, que traz em sua fórmula a luteína em forma purificada e patenteada extraída da flor da calêndula, pronta para ser absorvida pelo organismo, do jeito que é encontrada na natureza. (2)

Dentre os efeitos benéficos que a luteína proporciona para você estão o aumento da hidratação e da elasticidade da pele e a diminuição dos radicais livres após a exposição à luz do sol e de ambientes internos, ar condicionado e poluentes. (3)

Para obter os benefícios da luteína é preciso consumir no mínimo 10 mg dessa substância por dia, mas para isso seria necessário ingerir uma quantidade enorme de vegetais. TEÍNA supre as suas necessidades diárias com apenas 1 cápsula de forma prática e segura reduzindo os efeitos nocivos causados pelos radicais livres dos raios UVA e UVB. (3, 4)

Informações ao Paciente



TEÍNA contém 10 mg de luteína FloraGlo em cápsulas de gelatina mole. A embalagem possui 30 cápsulas em blísteres.

A luteína FloraGlo é a única forma purificada e patenteada para suplementação humana. Trata-se da mesma forma de luteína presente nos legumes e frutos, a única metabolizada 100% pelo organismo humano.

A luteína tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres.

Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Ingestão diária recomendada: 01 cápsula ao dia.

Informação nutricional: porção de 202 mg (01 cápsula): 10 mg luteína; 0 Kcal.

Precauções e advertências: não contém glúten, açúcar ou lactose. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

TEÍNA é um alimento funcional. A utilização deste produto não substitui o uso do protetor solar.

Diferenciais de Teína (Luteína)



Cremes hidratantes e protetores solares são excelentes para proteger a sua pele, mas têm uma grande limitação: só conseguem agir nas células que ficam na superfície. As necessidades da epiderme (camada externa da pele) e da derme (camadas internas) são muito diferentes.

Uma característica única da luteína é filtrar a luz azul e proteger as células da derme nos níveis mais profundos, onde nem cremes nem protetores solares alcançam. Estudos científicos internacionais demonstraram que cerca de dois terços (67%) da produção de radicais livres gerados pela luz solar são causados pelos raios ultravioleta, mas um terço (33%) é proveniente da luz visível, que causa envelhecimento precoce, inflamação das células da pele e eleva o risco potencial de câncer de pele. Dentro do espectro da luz visível (400 nanômetros a 750 nanômetros), a luz azul é a que penetra mais profundamente.

A luteína, presente em TEÍNA, reduz o processo de peroxidação, que forma os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento. (5)

TEÍNA é um alimento funcional que vai além na prevenção aos danos da pele e do envelhecimento precoce. A luteína combina a habilidade única de absorver e filtrar os raios UVA e UVB e a luz azul de alta energia com os benefícios da sua ação antioxidante. (3)

TEÍNA proporciona uma proteção de dentro para fora e anti-idade nas camadas mais profundas da pele, com benefícios para a hidratação e a elasticidade da pele. (3, 5)

TEÍNA da Eurofarma, é composta de 10 mg luteína pura e processada, na única forma que o organismo humano é capaz de assimilar. Importantes laboratórios fabricantes de suplementos reconhecem a importância da luteína e a incluem em compostos juntamente com vitaminas e minerais. TEÍNA traz apenas luteína, o que torna seu consumo mais simples, e evita o risco de ingestão de quantidades excessivas de outras substâncias e oligoelementos desnecessários, o que pode trazer efeitos indesejados. Também pode ser consumida por pessoas com intolerância ao glúten e à lactose. (2)

Dúvidas



O que é luteína?

É um carotenoide, um tipo de pigmento muito comum na natureza, encontrado em diversos vegetais de folha verde escura (espinafre, couve e brócolis, por exemplo), em várias frutas e flores. Funciona como antioxidante para reduzir a produção de radicais livres e assim proteger a pele. Também tem a característica única e diferenciada de filtrar a luz azul. TEÍNA é feita à base da luteína encontrada nas flores da Calêndula (também conhecida por Tagetes erecta).

O que são radicais livres?

A oxidação (efeito de oxidar algo) é atribuída aos radicais livres, moléculas que se formam por uma reação natural do organismo ao processo de queima do oxigênio pelas células. Como os radicais livres são instáveis, rapidamente se associam às moléculas próximas, o que pode implicar em danos às células sadias. Na maioria dos casos, o corpo repara estes danos. Mas, se a produção de radicais livres aumentar muito,incentivada por doenças, hábitos alimentares inadequados, radiação ultravioleta do sol ou tabagismo, entre outros agressores, fica difícil neutralizar as consequências de seu acúmulo, como manchas na pele, rugas, falta de hidratação, diminuição da elasticidade, etc. (7)

A luteína protege da luz solar?

Nos vegetais, a luteína e outros carotenoides protegem a clorofila, responsável pela fotossíntese, do excesso de luz solar. Na pele, a luteína reduz a lipoperoxidação, ou seja, a criação de radicais livres nocivos quando a luz atinge as células. Desta forma a luteína auxilia na proteção da pele quanto a formação de radicais livres provocados pela luz solar. No entanto, o uso do protetor solar é indispensável. Consulte sempre seu demartologista.

Nosso organismo produz luteína?

Não, nosso organismo não produz a luteína. A única maneira de recebermos esse tipo de carotenoide é por meio da ingestão de alimentos que contenham luteína ou de suplementos que possuem a luteína purificada FloraGlo, como por exemplo, o produto TEÍNA (luteína em cápsulas).

Por que precisamos de suplemento com luteína?

Com a vida corrida que levamos hoje, nossa alimentação é cada vez mais pobre em frutas e vegetais. Por isso, muitas vezes é necessária uma suplementação através de cápsulas via oral. Por exemplo: 1 cápsula de TEÍNA corresponde a luteína presente em 3 xícaras de brócolis cozidos. (6)

O consumo excessivo de luteína pode ser perigoso?

TEÍNA é um alimento funcional registrado e aprovado pela ANVISA. A ingestão diária recomendada é de 1 cápsula ao dia (10 mg) e, conforme Certificado GRAS (Generally Recognized as Safe – Geralmente Reconhecido como Seguro ) do FDA (agência norte-americana que regulamenta os alimentos e medicamentos), a luteína FloraGlo é considerada segura se não ultrapassar 20 mg/dia.

DIFERENCIAL

Uma característica única da luteína é filtrar a luz azul e proteger as células da derme nos níveis mais profundos, onde nem cremes nem protetores solares alcançam. Estudos científicos internacionais demonstraram...

SAIBA MAIS
DICA DO DIA

Você usa computador? A luz do monitor também contém luz azul, que penetra nas camadas mais profundas da ...

Sabia que a pele não é só o que você vê? A superfície, que a gente toca e protege com cremes é a epiderm...

TEÍNA auxilia na prevenção do envelhecimento e melhora a elasticidade da pele em níveis profundos. (3,5)

TEÍNA é produzida a partir de Luteína extraída da flor de calêndula. Ela é preparada para facilitar a absorção...

Quando os raios de luz atingem átomos de oxigênio no organismo, podem formar radicais livres. Antioxidan...

Quando consumimos Luteína, ela se deposita principalmente na pele, onde exerce funções importantes de de...

Nos EUA a Luteína FloraGlo, presente em TEÍNA, recebeu o certificado GRAS (Generally Recognizes as Safe ...

Luteína é uma substância com efeitos antioxidante na derme, que é a camada mais profunda da pele. (2,3)

Alguns suplementos têm Luteína juntamente com vitaminas e minerais, mas geralmente em quantidades mínima...

Luz solar, poluição, ar condicionado e stress são fatores de envelhecimento da pele que a Luteína ajuda ...

Preserve sua pele. Ela regula a temperatura corporal, participa do sistema imunológico, além de ser a aparênci...

Os dermatologistas recomendam o uso diário de protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioleta...

Estudos mostram que é preciso consumir no mínimo 10 mg de Luteína por dia para ter os seus benefícios na...

Pessoas de pele negra têm uma melhor proteção natural, devido à maior quantidade de melanina, mas também devem...

A Luteína está começando a obter atenção dos profissionais de saúde e dos meios de comunicação. Mas você...

As próprias plantas se protegem com Luteína: ela evita os efeitos da radiação solar excessiva na clorofi...

O efeito protetor da Luteína contra os raios UVB foi demonstrado por uma pesquisa da Escola de Medicina ...

Para se proteger do sol na praia, evite os horários onde o sol está mais forte, entre 10h e 16h, e use proteto...

O oxigênio que respiramos faz reações químicas que geram a energia do nosso corpo. Essas reações também ...

Você terá o máximo de resultados se unir a ação de TEÍNA a uma alimentação saudável, atividade física re...

Os nutrientes não dão resultados imediatos: leva pelo menos duas semanas de uso contínuo para que os efe...

A pele oleosa em geral demora mais que a seca para apresentar sinais de envelhecimento, mas também reque...

Fumo, estresse e exposição prolongada ao sol são fatores que contribuem para a criação de radicais livre...

Uma visita ao dermatologista pode esclarecer muitas dúvidas e indicar o caminho para manter a sua pele b...

Você cuida da saúde dos seus pulmões, coração e fígado? Cuide da pele, também. A pele é o maior órgão do nosso...

Para quase toda mulher a maquiagem é indispensável, nem que seja só um pouquinho. Mas o ideal é passar o...

Um pouco de massagem facial pode ajudar a suavizar as marcas de expressão. Também é bom para reduzir as ...

O corpo e a pele têm seus ritmos. De dia, os hormônios têm altos e baixos, e também a oleosidade e a umidade d...

O fumo acelera a perda de colágeno, substância que dá sustentação e elasticidade à pele. Também aumenta a prod...

A tão temida oxidação é um processo natural, que faz parte da renovação das células, mas também, infeliz...

Nosso corpo precisa de muita água para funcionar e para eliminar as toxinas. Com pouca água a pele perde a fir...

Mesmo quem trabalha em ambientes fechados ou à noite está exposto à luz visível. Por exemplo, uma enferm...

TEÍNA satisfaz as suas necessidades diárias de Luteína, mas é preciso ter também uma dieta rica em vegetais, c...

Dentro de um avião, o ar tem baixa umidade e resseca a pele, por isso não se esqueça de levar um hidratante pa...

A luz do sol é importante para que nosso organismo produza a vitamina D, que previne o raquitismo e outros pro...

Homens também precisam cuidar da pele, principalmente na hora de fazer a barba. O melhor momento é logo após o...

Todos nós precisamos nos proteger dos raios ultravioleta usando protetor solar diariamente. Mas as pessoas rui...

Entre os efeitos causados na pele devido aos radicais livres está o aparecimento de manchas, rugas, perd...

Alguns alimentos funcionais podem causar alergia, por conterem derivados de leite, crustáceos e frutos d...

Nem sempre os nutrientes oferecidos pelos suplementos alimentares estão prontos para serem absorvidos pe...

Durante o inverno, a umidade do ar cai. Isso, juntamente com um demorado banho quente, é muito ruim para...

Você talvez já tenha ouvido falar que tomar sol ajuda a combater as espinhas. Mas isso não tem nenhuma comprov...

O cigarro, além de diminuir a produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele, também contrai os vasos ...

Quem está procurando emagrecer precisa se manter bastante hidratado, porque senão a pele fica com aspect...

SAIBA MAIS